Novas formas de fiscalização e ética profissional - Ep #007
O episódio número 7 do AprumaCast trouxe uma conversa com o presidente, Wilson Gomes Biazio, da APEAP – Associação de Profissionais de Engenharia e Arquitetura de Paranavaí e o Engenheiro Ricardo Rocha, presidente do CREA-PR, para apresentar sobre as novas formas de fiscalização e ética profissional. À medida que o campo da engenharia evolui e se expandiu, novas formas de fiscalização e ética profissional estão se tornando cada vez mais importante. Assista esse episódio e fique por dentro desse assunto.
Os apresentadores, Alex Romera e João Artur Casado, conduziram o assunto e levantaram questões sobre “Qual é o principal legado para as futuras gerações? ”, “O que levou o presidente do CREA-PR a cursar engenharia? ”, “Qual é o trabalho do CREA com inovação na fiscalização? ”, “Quais são os principais motivos de punições para os engenheiros? ”, entre outras perguntas.
O presidente do CREA ressaltou que o uso da tecnologia vem avançando em sua gestão, o que digitalizou e automatizou os processos. Além de pontuar que o trabalho do CREA é ajudar a sociedade com base nas fiscalizações e ser orientativo, preventivo e educativo.
A fiscalização do CREA é onde o profissional tem que estar, de forma educativa e orientativa – tem que ser preventiva”.
Com relação às punições, o presidente destacou que o CREA faz regulamentações e analises, sendo que a fiscalização atua por denúncias ou quando ocorre um acidente (abre um processo) e tem advertência.
Wilson ressaltou a participação do jovem profissional em participar de associações e aproveitar as oportunidades de networking e negócios que o mercado oferece e destacou:
Falar em ética sempre achamos que é uma falha profissional e muitas vezes é um desacordo comercial. Nem sempre o profissional é o vilão da história”.
As denúncias recebidas pelo CREA são analisadas e com o objetivo de educar e não punir. O presidente do CREA destacou as formas de fiscalização que tem disponível no site do CREA, com o nome de “web séries – olhos do Paraná”. Ele ressaltou o uso de tecnologia com a inteligência artificial e um banco de imagens mais eficiente.
Utilizamos o Brasil Mais (imagem sem custo) e podemos observar as construções irregulares e a falta de segurança que elas oferecem, realizando uma fiscalização mais efetiva".
Para finalizar, o presidente do CREA conclui: “Ninguém faz gestão sozinho e o Apruma Cast é financiado pelo edital de chamamento, obrigado pelo convite. ”
Você é convidado para ficar no prumo das melhores informações, acesse https://www.youtube.com/@AprumaCast e não deixe de acompanhar os nossos vídeos.