A IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO CIVIL
Numa obra, a presença do Engenheiro Civil é fundamental em dois momentos: no da confecção de projetos e na execução da obra. Este profissional pode atuar tanto no Acompanhamento Técnico quanto na Administração de uma obra.
ACOMPANHAMENTO TÉCNICO DESPERDÍCIO: Estudos mostram que o desperdício de materiais e mão de obra na construção civil pode chegar até a 25% do valor total de uma obra. Normalmente, o proprietário opta por não contratar o Engenheiro Civil para fiscalizar a sua obra com o intuito de economizar na etapa de execução. Engana-se, pois o valor gasto com os honorários de acompanhamento não chega, muitas vezes, a 2% do valor total da obra. É neste momento que o profissional atua evitando que o retrabalho se transforme no principal causador do desperdício de materiais e mão de obra, gerado pela falta de planejamento de uma obra".
QUALIDADE: Estando presente em sua construção, o Engenheiro torna-se responsável pelo acompanhamento de vários itens da obra, como por exemplo: na medida de cômodos, na profundidade de fundações e na montagem da ferragem de estruturas, sempre para que tudo seja feito conforme os projetos".
ADMINISTRAÇÃO DE OBRAS: Tendo um profissional responsável pela administração da obra, o proprietário atua como um verdadeiro investidor, pois pode acompanhar em tempo real é por meio de relatórios financeiros, o tempo e a qualidade da construção, não se preocupando diretamente com o seu dia-a-dia. É aí que se torna possível visualizar eventuais imprevistos, dando tempo necessário para a reação do proprietário."
O Engenheiro fiscaliza o consumo de materiais, o andamento de custos e o tempo gasto. A obra é dividida em etapas, com prazos e custos pré-definidos para cada uma delas, antes mesmo do início da construção. Dessa forma as etapas vão sendo cumpridas e analisadas em tempo real.
Com tudo isso, conclui-se que a presença de um Engenheiro na obra é fundamental para que o empreendimento traga todos os benefícios que os projetos pretendem.
Portanto, antes de comprar, antes de construir, antes de demarcar, antes de cercar ou murar, antes de projetar, consulte um profissional da área de Engenharia, evite dor de cabeça desnecessária!